Olimpíada Paranaense de Matemática recebe inscrições de escolas até 10 de maio

Estão abertas as inscrições para a primeira fase da edição 2024 da Olimpíada Paranaense de Matemática (OPRM). Nesta fase, a inscrição deve ser feita pelas escolas, que também serão responsáveis pela aplicação da prova, no dia 14 ou 15 de junho, conforme a decisão de cada escola. Alunos interessados em participar devem entrar em contato com a direção da sua escola para solicitar que inscreva a instituição.

A Olimpíada Paranaense de Matemática (OPRM) é uma competição direcionada a alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e a alunos do Ensino Médio das escolas das redes pública e privada. O objetivo é estimular o estudo da Matemática e a curiosidade dos alunos, identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso nas áreas científica e tecnológica e contribuir para a integração das escolas públicas com a universidade pública, os institutos de pesquisa e as sociedades científicas, além de promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento

A Olimpíada é dividida em três níveis, de acordo com a escolaridade e a idade do aluno:

• Nível 1: para alunos matriculados no 6º ou 7º anos do Ensino Fundamental, com no máximo 13 anos de idade até a data de 31 de dezembro de 2024.
  • Nível 2: para alunos matriculados no 8º ou 9º anos do Ensino Fundamental, com no máximo 15 anos de idade até a data de 31 de dezembro de 2024.
  • Nível 3: para alunos matriculados em qualquer ano do Ensino Médio, com no máximo 18 anos de idade até a data de 31 de dezembro de 2024.

O prazo para inscrições na primeira fase vai até o dia 10 de maio. O primeiro passo é cadastrar um Centro de Aplicação para a prova e um coordenador local. Esse cadastro deve ser feito por um representante da escola – professor(a), coordenador(a), diretor(a), etc – por meio do sistema de inscrição da OPRM. Para receber o link do sistema, a escola deve enviar um e-mail para oprm.inscricao@ufpr.br informando o nome da escola interessada em participar na Olimpíada e o nome do representante.

A classificação para a segunda fase da Olimpíada será feita com base em uma nota de corte a ser definida pela comissão da OPRM. A prova da segunda fase ocorrerá no dia 22 de setembro, em polos de aplicação distribuídos pelo estado do Paraná.

Para mais informações, clique aqui e acesse o edital da Olimpíada Paranaense de Matemática.

Tags: , , ,
OPRM