Nesta terça-feira (26), a edição 2024 da Olimpíada Paranaense de Matemática (OPRM) chega ao fim com uma cerimônia especial para premiar os destaques da competição. Organizada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), a OPRM é uma olimpíada matemática direcionada a alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e aos alunos do Ensino Médio de todo o Estado do Paraná.
No auditório do Colégio Adventista do Bom Retiro, em Curitiba, a cerimônia reuniu estudantes e seus familiares, professores, coordenadores e demais membros das escolas e colégios, além da mesa diretiva, composta por representantes da UFPR, como a vice-reitora Graciela Bolzon de Muniz, o diretor do Setor de Ciências Exatas Alexandre Trovon, a coordenadora de Políticas de Graduação da UFPR Maria Tereza Carneiro Soares, o coordenador geral da OPRM José Carlos Corrêa Eidam e o conselheiro do Conselho Estadual de Educação do Paraná (CEE) Jacir Venturi.
O evento contou com as tradicionais entregas de medalhas, menções honrosas e premiações aos colégios com destaque, além de discursos que ressaltaram a importância da matemática. “É um momento em que a gente vê a universidade cumprindo seu papel social”, destaca Eidam aos mais de 200 alunos e famílias presentes no auditório.
A lista completa dos medalhistas e dos premiados com menções honrosas pode ser acessada aqui.
A OPRM é organizada por alunos e professores do Departamento de Matemática da UFPR anualmente desde 2016, e possui como objetivos principais estimular o estudo da matemática e o raciocínio lógico, além de incentivar o interesse de jovens pelas áreas científica e tecnológica. A competição consiste em duas fases ao longo do ano: a primeira, objetiva e eliminatória, e a segunda, com questões abertas e classificatória para a pontuação final.
“Viva a matemática, viva a UFPR”, foram algumas das palavras que encerraram o discurso do coordenador ao final do evento, em tom de celebração. Em sua sétima edição, a OPRM encerra o ano com um saldo positivo. Foram recebidas mais de 24 mil inscrições de alunos, de 198 escolas públicas e privadas, na primeira fase. Na segunda fase, aplicada em 38 locais de prova em diversas cidades do Paraná, 1.026 alunos de 130 escolas participaram, registrando o menor índice de ausentes dos últimos anos.
Tags: cerimônia, ensino básico, matemática, medalha, medalhistas, Olimpíada de Matemática, Olimpíada Paranaense de Matemática, Olimpíadas de Matemática, OPRM, POTI, premiação, UFPR